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Google anuncia descontinuação de recursos do Google Search Console

Recentemente, o Google anunciou em seu blog que, a partir do dia 1º de dezembro de 2023, alguns recursos do Search Console serão descontinuados. Saiba quais são!
Google anuncia descontinuação de recursos do Google Search Console
Escrito por
Giulia Oliveira
Publicação
10/5/2023

Analisar o desempenho do site nos resultados de pesquisa do Google é fundamental para que você consiga entender o comportamento do usuário que pesquisa pelo seu produto e/ou serviço. 

Utilizada por diversos profissionais digitais, Google Search Console é uma ferramenta imprescindível no dia a dia, pois através de seus relatórios, é possível criar estratégias de marketing ainda mais eficientes.

Recentemente, o Google anunciou em seu blog que, a partir do dia 1º de dezembro de 2023, alguns recursos do Search Console serão descontinuados. 

Mas não se desespere, essa mudança ajudará os proprietários de sites a considerar a experiência na página de maneira mais integral como parte do processo de criação de conteúdo.

O que é o Google Search Console?

Se você já possui um website e compreende a utilização de ferramentas para a mensuração de resultados, sem dúvidas você já ouviu falar sobre o Google Search Console. 

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google, onde possibilita que webmasters encontrem problemas, enviem informações aos robôs e entendam como seu conteúdo está sendo apresentado nos resultados de pesquisa. 

Quais recursos do Google Search Console serão descontinuados?

A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google vai desativar o relatório "Usabilidade em dispositivos móveis" do Search Console, a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis e a API Mobile-Friendly Test.

Mesmo que os relatórios relacionados à usabilidade em dispositivos móveis sejam descontinuados, não significa que esse aspecto não seja importante para o desempenho do site nos resultados de pesquisa.

A cada dia que passa, mais usuários estão usando celulares para pesquisar por produtos e serviços, logo, otimizar suas páginas para ter um bom carregamento em dispositivos móveis continua sendo essencial.

A descontinuação do relatório “Usabilidade em dispositivos móveis” e as demais ferramentas abordadas é decorrente do surgimento de outros recursos capazes de realizar as análises, como por exemplo, o Lighthouse do Chrome.

Além disso, nos próximos meses, o relatório de experiência na página do Google Search Console será transformado em uma nova página, que irá incluir um link direcionando para orientações gerais sobre experiência do conteúdo e também, terá uma visualização do painel dos relatórios do Core Web Vitals e HTTPS que permanecerão no painel.

Confira um trecho publicado por Danny Sullivan - Relações Públicas da Pesquisa no blog da Central da Pesquisa Google:

“De modo geral, esperamos que esse recurso ajude criadores de conteúdo e proprietários de sites a continuar tendo sucesso com os visitantes, proporcionando uma ótima experiência na página e, assim, tenham sucesso na Pesquisa Google.”

Perguntas frequentes sobre a descontinuação de relatórios do Google Search Console

Sem o Relatório de experiência na página, como saberei se meu site oferece uma ótima experiência na página? 

O Relatório de experiência na página foi uma referência geral de algumas métricas alinhadas com uma boa experiência, e não uma avaliação abrangente de todos os aspectos.

Para proporcionar uma boa experiência na página, é necessário adotar uma abordagem integral, incluindo algumas das perguntas de autoavaliação abordadas na página Como entender a experiência na página em resultados da Pesquisa Google.

O Core Web Vitals ainda é importante? 

O Google recomenda que os proprietários de sites alcancem as métricas do Core Web Vitals para ter bons resultados com a Pesquisa e garantir uma ótima experiência do usuário em geral. 

No entanto, uma ótima experiência na página envolve mais do que o Core Web Vitals.

Boas estatísticas no Relatório do Core Web Vitals no Search Console ou em relatórios de terceiros do Core Web Vitals não garantem boas classificações.

Existe um único "indicador de experiência na página" que a Pesquisa Google usa para classificação? 

Não há um indicador único. Os principais sistemas de classificação da Pesquisa Google analisam uma variedade de indicadores que se alinham à experiência na página de modo geral.

Qual é a importância da experiência na página para a classificação? 

A Pesquisa Google sempre busca mostrar o conteúdo mais relevante, mesmo que a experiência na página seja inferior. No entanto, para muitas consultas, há muito conteúdo útil disponível. 

Uma boa experiência na página pode contribuir para o sucesso na Pesquisa, nesses casos.

O que é Core Web Vitals e quais ferramentas utilizar para analisá-lo:

Em maio de 2020, o Google anunciou um novo conjunto de métricas chamado Core Web Vitals, desenvolvidas para ajudar profissionais da web a otimizarem suas páginas para que a experiência do usuário seja sempre positiva.

Essas métricas fornecem aos desenvolvedores uma boa base sobre aquilo que é necessário para o site ter uma boa performance.

Abaixo, veja algumas ferramentas capazes de te mostrar dados de Core Web Vitals:

Chrome User Experience Report: utiliza dados de campo para analisar métricas de Core Web Vitals e outros aspectos da página. 

PageSpeed Insights: ferramenta geralmente usada pelos sites para medir a velocidade das páginas. Informa também as métricas do Core Web Vitals, divididas entre desktop e mobile

Web Vitals (Extensão do Google Chrome): traz dados de laboratório para a página que está sendo acessada pelo usuário. É comumente utilizada por desenvolvedores para conferir em tempo real se as alterações realizadas no código da página estão sendo positivas.

WebPageTest: utiliza dados de laboratório para informar métricas acerca de Core Web Vitals. Nessa ferramenta, é possível analisar páginas individuais e receber orientações para melhorar o desempenho.

É fundamental que os proprietários de sites façam melhorias em seus sites com base nos relatórios acerca de velocidade, pois elas possuem alta contribuição no posicionamento do site nos resultados de pesquisa e também, fornecem boa experiência ao usuário.

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Todas as informações apresentadas acompanham métricas de extrema importância ao negócio, como impressões, cliques, CTR e posição média. 

Os dados acima serão apresentados em diversos tipos de pesquisa, como Web, Imagem, Vídeo e Notícias.

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