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O que é Google SandBox e como pode afetar o desempenho de seu site

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O que é Google SandBox e como pode afetar o desempenho de seu site
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
26/1/2024

Google Sandbox impulsiona a teoria de que o ranqueamento de novos websites é demorado, isso porque são inseridos temporariamente naquilo que é conhecido como sandbox. Ou seja, a liberação desses sites para além da ‘’caixa de areia’’ (sandbox) pode levar dias, semanas ou até mesmo meses. Esta ação colocam diversos novos sites em desvantagem frente à concorrência daqueles que já existem.

Por que isso acontece?

O que é Google SandBox

As práticas blackhat são os principais motivos para novas instalações para a sandbox. São práticas que incluem a criação de conteúdo duplicado, artifícios relacionados à palavras-chave, e de compra de links. Essas questões otimizam um site, entretanto, não dão embasamento para uma pesquisa orientada.

O resultado falso desses sites à nível de ranqueamento é um declínio geral na qualidade dos resultados de pesquisas. Desse modo, o Google potencialmente coloca uma restrição para eliminar estes sites e manter sua máquina de buscas organizada, para que os usuários possam encontrar a informação exata que estão procurando.

Barreiras ao efeito Google Sandbox

Existem métodos importantes que podem ajudar uma página que não possui intenção em utilizar práticas blackhat. Essas técnicas incluem:

  1. Comprar domínios expirados;
  2. Realizar planejamento adequado;
  3. Não concentrar-se em palavras-chave populares;
  4. Crie conteúdo de qualidade e consiga bons links.

1. Comprar domínios expirados

Caso você compre um domínio antigo ou expirado, as chances do Google colocar seu site na caixa de areia são muito baixas. Ele já ter sido utilizado antes gera muitas vantagens, e pode ser uma vantagem enorme na condução dos negócios de nicho, pois a necessidade de ser o primeiro no mercado é centralmente importante.

2. Realizar planejamento adequado

como pode afetar o desempenho de seu site

Ter uma ação bem planejada, publicando por exemplo algumas páginas por vez em oposição a todo o site de uma só vez pode ser vantajoso.

O Google irá ver estas essas páginas e lentamente irá indexa-las. Conforme o tempo passar e o site estiver concluído, muitas páginas já estarão indexadas.

3. Não concentrar-se em palavras-chave populares

Apesar da prática de palavras-chave populares indexarem o site, é pouco provável que você seja encontrado nas primeiras páginas das buscas. Em consequência disso, utilizar palavras-chave menos populares resultará no ranqueamento do site nas primeiras páginas, devido à menor concorrência.

Leia também: Google Tools

4. Crie conteúdo de qualidade e consiga bons links

Os conteúdos de alta qualidade, novos, relevantes e que são combinados à boas ligações a partir de fontes respeitáveis ajudará significativamente o pagerank do seu site. Ao construir links de modo gradual, o site pode ser classificado de forma consistente no topo após algum tempo. Links de .gov .mil e .edu não são filtrados pelo Google e são fontes consideradas relevantes e excelentes.

Google SandBox: saia pela positiva

O que é Google SandBox e como pode afetar o desempenho de seu site

Embora o Google Sandbox possa dificultar uma nova empresa, este não é o fim do mundo. Existem muitos outros motores de busca que estão disponíveis e devem ser utilizados, enquanto o tempo passa para indexação de um site no Google. Com o tempo, paciência e bom método de SEO, seu site pode estar no topo da lista.

Vamos dar um exemplo concreto:

Você já tentou embarcar em um avião com excesso de bagagem?

Bom, isso é muito difícil. Mas agir naturalmente é um dos passos mais importantes para ter sucesso. Podemos dizer que o Sandbox funciona mais ou menos assim. Se você chamar muita atenção, por exemplo, se fizer um site e em uma ou duas semanas ele já tiver centenas de páginas, são altas as chances do Google desconfiar.

Diretórios: você deve cadastrar seu site em um ou outro diretório, que sejam confiáveis. Caso seu site tenha poucas semanas e esteja aparecendo em milhares de diretórios, certamente vai parecer suspeito.  

Links com âncora idêntica: se você almeja aparecer em primeiro lugar de nada adianta cadastrar seu site em milhares de diretórios e social bookmarks com a mesma âncora. Você talvez suba muito rápido nos rankings e acabe caindo no Google Sandbox. Tenha paciência e aja naturalmente.

Separamos este conteúdo para você: Links Patrocinados e Busca Orgânica: Qual a diferença?

Links pagos: você pode adquirir links pagos para subir nos rankings. Entretanto, como já foi mencionado nas dicas anteriores, isso deve ser feito de maneira discreta, adquira os links devagar e com muito cuidado para não cair e ficar cerca de uma ano no escuro. Evite punições.

Troca de links: enviar emails e propor parcerias com sites relacionados pode ser uma boa chance de conseguir alguns links. Saiba que nem todos os seus links devem ser trocados para não causar suspeita, todo cuidado é fundamental.

Em síntese, para evitar cair no Google Sandbox é preciso conseguir links de qualidade, ter um bom conteúdo e agir naturalmente. Não se esqueça que é muito difícil um site novo disputar posições para keywords mais competitivas, portanto, não se afobe. Se você pretende gastar muito tempo fazendo sites, é melhor se empenhar em mais de um projeto do que colocar a ‘’carroça na frente do boi’’ e terminar suas ações no Google Sandbox.

Saiba mais: As melhores SEO keywords para seu site (com WebPeak)

São muitas opiniões que divergem em torno deste assunto. Coloque sua opinião nos comentários e vamos nos aproximar de novos conhecimentos!

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Até a próxima! :)

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