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Veja Como Fazer um Texto Grande SEO

Separamos dicas de Como Fazer um Texto Grande SEO e rankear seu site! Acompanhe as novidades do blog e compartilhe as dicas com os amigos!
Veja Como Fazer um Texto Grande SEO
Escrito por
Mariana Chaves
Publicação
18/1/2024


Quando falamos sobre marketing de conteúdo, um dos assuntos mais comentados é, sem sombra de dúvida, qual o tamanho de post ideal para as páginas serem bem vistas pelo Google.

Pode até parecer algo simples, mas esse é um assunto que dá pano para manga, é quase uma discussão sobre religião, time ou política para quem entende do negócio. Sendo assim, para facilitar as argumentações, vamos tirar as suas dúvidas.

Neste artigo, vamos esclarecer o porquê de um conteúdo curto não é visto com bons olhos pelo Google.  Você também vai descobrir quantos caracteres um post precisa ter para ser indexado no pai Google, assim como, quais os tipos de conteúdos com mais chances de conquistar melhores posições na internet.

Se quer saber como tudo funciona continue acompanhando.

Quantos palavras meu texto deve ter?

como fazer um texto grande seo

Primeiramente para que seu post seja indexado no Google corretamente o certo é que seu artigo tenha mais de 300 palavras. Quando o texto não atinge essa marca, a qualidade do SEO (Search Engine Optimization) é menor. Existem profissionais da área que até defender, que o tamanho ideal está entre 400 e 600 palavras.

Antes de começar a elaborar qualquer conteúdo, é importante lembrar qual o objetivo do seu texto que deve ser sempre solucionar o problema da sua persona. Se isso não acontecer, seu conteúdo perde o valor, pois o vício da famosa encheção de linguiça entrará em cena.

Se você não quer que isso aconteça com seu conteúdo, aqui vão umas dicas:

Conheça a sua persona;

  • Busque inspirações para escrever;
  • Invista em entrevistas consistentes;
  • Pesquise muitas informações sobre o assunto.

Como escolher o tamanho do meu texto?

É possível encontrar na internet posts em diferentes tamanhos. O ideal é que o conteúdo corresponda com o que o leitor está procurando e que responda claramente todas as suas dúvidas.

Ninguém quer entrar em um link para ler um conteúdo que acaba pela metade, que não oferece soluções ou não responda questões simples sobre um determinado assunto.

Sendo assim, a maior parte das vezes é necessário um artigo um pouco mais extenso para fornecer todas opções para o usuário.

Quando um texto precisa ser mais extenso?

Existem muitas questões nas quais um texto pode precisar ser expandido. Nós podemos chamar essa estratégia de extensão ou atualização. Conforme os processos forem evoluindo, em alguns momentos será preciso construir conteúdos assim, que expandem as informações transmitidas no texto inicial ou complementam o seu sentido com novidades que não eram acessíveis até o momento da publicação.

Agora, todos os textos têm à necessidade de expansão? Vamos pelo bom senso, se um texto conseguiu passar todas as informações necessárias em 500 palavras, tudo bem. Mas é bem difícil isso acontecer, mas caso você já tenha elaborado alguns nesse formato, vale dar aquela reciclagem. As vezes é bem mais fácil adaptar do que começar do 0.

É sobre isso que vamos tratar a partir de agora. Como fazer um texto grande SEO e como atualizar textos que você já  possui.

Extensão de conteúdo: o que é + como fazer um texto grande SEO

A extensão de conteúdo nada mais é do que a complementação de uma postagem já existente. Digamos que o seu blog é sobre tecnologia e internet e que há uns dois ou três anos atrás e que você publicou um artigo com o título: “Tudo que você precisa saber sobre Inteligência Artificial”.

Se tratando de tecnologia, assim como tantos outros assuntos, três anos é muito tempo. Tendo isso em mente, as informações que você transmitiu no seu primeiro texto podem não ser mais tão relevantes quanto foi anos atrás. Um texto desatualizado pode ser reaproveitado para dar um up no seu conteúdo.

É muito provável que o conceito de Inteligência Artificial que você adotou naquele tempo não tenha mudado com o passar dos anos. Mas é muito importante manter o conteúdo atrativo e interessante para os visitantes que chegam até a sua página por meio dos resultados de busca, neste caso, não custa uma pequena revisão.

Se você optar por uma revisão do conteúdo elimine todas as informações que não mais condizem com a realidade e inclua novos dados, pesquisas e afins, desdobramentos e características que não foram exploradas na postagem inicial.

Em diversas situações é possível utilizar o que  chamamos de atualização de conteúdo, em outras palavras, acrescentando novas informações a um material que já é relevante para que ele volte a ter engajamento por parte do público.

Como e quando estender um conteúdo?

O hora ideal para atualizar o conteúdo é quando você consegue, por meio do Analytics, identificar que é o momento de expandir o conhecimento compartilhado à respeito de um tópico. Isso pode acontecer com o aumento nos acessos de um artigo específico ou de buscas relacionadas a ele. Contudo, na maioria das vezes isso ocorre quando as postagens se tornaram obsoletas e, para continuar existindo em sua página, precisam de uma boa atualização.

O jeito correto de estender o conteúdo é contemplando os pontos que não foram abordados na postagem inicial e analisar os pontos que precisam ser melhorados. Talvez, no momento que você publicou o artigo pela primeira vez, acabou optando pelos gatilhos de conversão errados, esse é à hora de corrigir.

Dicas de como fazer um texto grande SEO do zero

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Essa é a parte que as coisas tendem a ficarem um pouco mais complicada, pois não estamos falando de adaptações de um artigo já existente, e sim de um que você vai começar a elaborar do zero.

Mas como fazer um texto grande SEO vindo do nada? São muitas palavras para pensar e a estrutura parece imensa, chega dar preguiça.

Entendemos todos esses pontos, mas não é nada de outro mundo, na verdade trata-se de organização.

Primeiro: pense no que você quer escrever, quais os conteúdos que sua página precisa e quais deles você domina. Crie pautas que vão do mais ou menos relevante, e verifique se já não escreveu algo relacionado para poder mencionar.

Segundo: busque todas as informações possíveis sobre o assunto a ser escrito, pesquise, estude, separe as referências, quanto mais souber do assunto mais fácil será para esquematizar o seu texto.

Terceiro: heading tags não só ajudam a dar hierarquia para o texto, mas te ajuda a planejar sobre o que falar em cada tópico. Separe os subtítulos que você acredita serem importantes para desenrolar o conteúdo. Tente coisas do tipo “o que é”, qual a importância”, “por que utilizar”, “dicar para”, todos esses elementos ajudam na hora de elaborar seu conteúdo.

Quarto: esteja um passo a frente dos seus leitores, saiba o que eles estão procurando dentro das suas páginas e quais perguntas ainda não foram respondidas. Quando você tem o controle sobre o que acontece no seu site, fica muito mais fácil produzir conteúdos relevantes.

Lembre-se sempre, o Google dá preferência aos conteúdos completos.

E aí, gostou do post? Esperamos ter ajudado, para mais artigos como este basta continuar nos acompanhando.

Até breve!

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Helder Santos

Marketing Manager