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Ainda vale a pena apostar no e-mail marketing em 2024?

O e-mail marketing continua sendo importante, entenda porquê. Saiba como utilizar essa ferramenta para alcançar a sua audiência em 2024.
Ainda vale a pena apostar no e-mail marketing em 2024?
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
3/5/2024

O e-mail marketing continua sendo importante, entenda porquê. Saiba como utilizar essa ferramenta para alcançar a sua audiência em 2024.

Quando foi a última vez que você clicou em um e-mail de uma loja que adora porque anunciava uma promoção exclusiva para clientes cadastrados? O e-mail marketing é uma maneira de se conectar e construir um relacionamento com seus clientes, e manter a fidelidade a sua marca.

Este guia orienta você a utilizar o marketing por e-mail. Veja como é possível alcançar o sucesso nos negócios com essa estratégia que está sempre em inovação, confira! 

O que é e-mail marketing?

Como uma profissional experiente de marketing, posso te afirmar: existem 3x mais contas de e-mail do que contas do Facebook e Twitter juntas. Aliás, você sabia que seu negócio tem 6 vezes mais probabilidade de obter cliques por e-mail do que no Twitter?

Quem trabalha com relatórios de marketing sabe, nós sempre nos deparamos com informações que destacam que o e-mail tem o ROI mais alto de qualquer canal de marketing disponível. 

Apostamos que você deseja começar a usar o e-mail para impulsionar as vendas e a receita do seu negócio. Você provavelmente está perguntando:

  • Como exatamente eu começo?
  • Quais são as etapas que preciso seguir?
  • Como faço para construir uma lista?
  • Como posso medir o sucesso?

O e-mail-marketing funciona como uma ferramenta versátil e confiável para uma estratégia de divulgação. Olhe para trás, e você vai descobrir que a primeira campanha de e-mail marketing foi lá em 1978. Surpreendente, não? Com apenas 400 destinatários, a Digital Equipment Corp fez uma fortuna de US$ 13 milhões.

O sucesso dessa ferramenta está na sua propriedade. Não existem algoritmos para decifrar, nem mudanças súbitas de direção que podem arruinar tudo. Por falar em ferramentas, nesse caso é como uma festa de opções. Pense em testes A/B, em mensagens de abandono de carrinho, em respostas automáticas... e a lista continua.

Com o e-mail, você tem total controle sobre o seu relacionamento com os clientes. Você pode monitorar tudo, cada etapa, e com isso oferecer o atendimento que o seu público demanda. Continue a leitura para conhecer as principais estratégias desse recurso digital! 

Principais estratégias de e-mail marketing

Em 2024, o marketing por e-mail continua a evoluir, abraçando as últimas tendências tecnológicas e atendendo às crescentes expectativas dos consumidores. Veja conosco como o e-mail marketing está adaptado às novas oportunidades que estão surgindo:

  1. Personalização antecipada

A personalização já é uma parte essencial do e-mail marketing, mas em 2024 ela vai um passo além. Graças à inteligência artificial, as marcas podem prever as preferências individuais dos clientes e oferecer conteúdo altamente personalizado. 

Já pensou em receber um e-mail que parece ter sido feito especialmente para você, com ofertas e recomendações que realmente interessam? Estamos exatamente nessa era do mercado! Onde isso é possível! Como consequência, você pode aumentar as taxas de abertura e a satisfação do cliente.

  1. E-mails interativos

Os e-mails estão se tornando mais interativos do que nunca. Em vez de simplesmente ler um e-mail, os destinatários podem interagir diretamente com ele, seja navegando por um carrossel de produtos ou fazendo uma compra sem sair da caixa de entrada. Com essa experiência, o usuário fica mais envolvido com a sua marca, e as taxas de conversão tendem a aumentar. 

  1. Linhas de assunto personalizadas com IA

A linha de assunto é a primeira impressão que um e-mail faz, e em 2024, a inteligência artificial está ajudando a torná-la ainda mais impactante. A partir de algoritmos avançados, as marcas podem criar linhas de assunto personalizadas que se destacam na caixa de entrada do destinatário, aumentando assim as taxas de abertura e engajamento.

  1. Ênfase na privacidade e segurança de dados

Com a crescente preocupação dos consumidores com a privacidade e segurança de dados, as marcas estão se esforçando para garantir que as práticas de coleta e uso de dados sejam transparentes e éticas. Pode incluir permitir que os usuários controlem suas preferências de e-mail e garantir que seus dados sejam protegidos contra uso indevido.

  1. Nutrir leads com automação de marketing

A automação de marketing continua sendo uma ferramenta poderosa em 2024, ajudando as marcas a nutrir leads ao longo de sua experiência de compra. Desde e-mails de boas-vindas até os transacionais personalizados, as marcas podem oferecer conteúdo relevante em cada etapa do processo de compra, aumentando assim as chances de conversão.

Agora que você conhece as estratégias e tendências do e-mail marketing em 2024, você está preparado para o próximo passo: confira os benefícios de utilizar essa estratégia para se diferenciar da concorrência.

Benefícios do e-mail marketing em 2024

O marketing por e-mail é uma das melhores maneiras de se comunicar com seus clientes. Através desse recurso, você pode cultivar leads, aumentar o conhecimento da marca e, claro, vender seus produtos.

Você deve estar se perguntando: com todas as newsletters que recebo todos os dias e que acabam direto em spam, o e-mail marketing é realmente necessário?

Direi desde já que marketing direto é outra coisa. Outra coisa. Não é um simples boletim informativo. Isso não funciona, não atinge o seu propósito, mas o e-mail marketing sim e explicarei brevemente o porquê nas próximas linhas.

A técnica mais eficaz, rápida e económica para aumentar as compras online é a criação de mailing lists. O que é uma lista de discussão ?

Nada mais é do que uma lista de endereços de e-mail através dos quais você pode conduzir negociações ou fornecer informações a clientes existentes ou potenciais.

Mas, atenção, não se trata de uma lista confusa, e sim de contatos direcionados, ou seja, com base em dados que vêm de estudos e pesquisas feitos por empresas que analisam como as pessoas usam a internet e respondem a diferentes tipos de mensagens. Somente assim você irá construir uma comunicação estratégica de e-mail marketing.

Outra das vantagens do marketing por e-mail é justamente ser uma estratégia eficiente, que traz resultados concretos e é capaz de aumentar claramente as vendas dos produtos ou serviços da sua empresa.

Existem usuários em suas listas que precisam saber que sua empresa é confiável. Eles querem ter certeza de que você não é um “robô sem alma” espalhando spam e autopromoções. O e-mail marketing é diferente, é a oportunidade extraordinária de demonstrar exatamente isso, portanto, seja um ponto de referência para seus usuários.

Ao enviar comunicações regulares via automação de e-mail você garante aos seus clientes:

  • Uma atualização constante sobre seus produtos ou serviços;
  • Forte lealdade à sua marca;
  • Descontos e campanhas promocionais exclusivas para quem compra mais;
  • Um relacionamento personalizado e produtivo.

E quando os usuários confiarem em você, eles comprarão seus produtos e serviços. E eles não farão isso ocasionalmente e eventualmente. Fato é, o marketing por e-mail é uma das técnicas mais importantes para expandir o seu negócio.

Conte com as ferramentas de marketing WebPeak para melhorar sua estratégia de e-mail marketing!

Se você oferecer uma oportunidade para você melhorar as vendas do seu negócio, você não gostaria de perder uma oportunidade como essa, não é mesmo?

A WebPeak possui ferramentas avançadas de análise de dados para os usuários poderem obter insights valiosos sobre o desempenho de suas campanhas de e-mail. Tome decisões assertivas e ajuste as estratégias conforme necessário para obter melhores resultados.

As ferramentas de SEO e análise de conteúdo são essenciais para todos os profissionais de marketing podem criar e-mails, e aqui você encontra todas em um único lugar.  Esteja pronto para se destacar na caixa de entrada do destinatário, acelere o seu engajamento.

Com a automação, os profissionais de marketing podem segmentar melhor suas listas de e-mail e personalizar suas campanhas para diferentes grupos demográficos. Então, o que está esperando para utilizar nossos recursos e aumentar as taxas de conversão? 

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Helder Santos

Marketing Manager