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Troca de Links é prejudicial para sites. Entenda porquê

Pode até ser que você não entenda muito do assunto, mas provavelmente já ouviu falar em troca de links. Afinal, trocar links é uma realidade para todos que estão inseridos no mercado de SEO.
Troca de Links é prejudicial para sites. Entenda porquê
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
18/1/2024

Pode até ser que você não entenda muito do assunto, mas provavelmente já ouviu falar em troca de links. Afinal, trocar links é uma realidade para todos que estão inseridos no mercado de SEO, mas é preciso ter cuidado e estar atento ao que de fato é favorável quando o assunto é a saúde de seu site. 

Existem muitos fatores que influenciam a favor de um site bem ranqueado nos resultados de pesquisa, entre eles o Link Building, de grande peso. Ter estratégias de Link Building é uma questão de sobrevivência para alcançar um bom posicionamento, sua importância é uma realidade, e tem se tornando cada vez mais sofisticado e complexo.

Com isso, a partir do aperfeiçoamento de Link Building, estratégias de black hat começaram a surgir para ganho de backlinks entre webmasters do mundo todo, entre elas está a troca de links.

Fatores que prejudicam um site: o que é troca de links? 

Bora jogar limpo? 

A troca de links nada mais é que uma negociação entre duas organizações; ali, ambas inserem, mutuamente, links uma para a outra em seus sites. Porém, é uma técnica que gera punições, é a famosa técnica de Black Hat SEO.

Do contrário, se a linkagem de ambos os sites acontecer de maneira natural, nessas situações, muitas vezes, o movimento das ações ficam claras para o usuário e para o robô; será um grande benefício, como qualquer outro link conquistado de forma orgânica. 

Percebe a diferença entre links conquistados (Link Building) e Troca de Links?

Na Troca de Links, o que pode acontecer é links previamente negociados, inseridos de maneira artificial e forçada. Como resultado dessa ação black hat, se a manipulação do algoritmo for identificada, todo o esquema pode cair por água abaixo com a punição.

Punições do Google por troca de links

Sim, o objetivo do Google é transmitir autoridade de um domínio para o outro, mas ele proíbe terminantemente práticas de black hat, de acordo com o que consta em suas diretrizes:

“Veja alguns exemplos de esquemas de links que podem prejudicar a classificação do site nos resultados da pesquisa: (…) Fazer muitas trocas de links (Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você) ou criar páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados.” Fonte: Google

Com isso, a punição do Google pode variar entre uma brusca queda de posicionamento até a completa exclusão deste site do buscador. 

Por exemplo, uma empresa que manda e-mails de prospecção sugerindo troca de links com frequência, pode ter um crescimento de domínio perceptível, porém, ao mesmo tempo, o site tende a perder acessos. Uma coisa é certa: estratégia de SEO que cresce muito rápido, também pode cair muito rápido! Por isso que muito se fala da importância da construção de links (link building) quando o assunto é SEO. 

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Como conseguir links sem ser punido pelo Google? Fuja de black hat!

Nas práticas de SEO, análises indicam que os links qualificados correspondem a aproximadamente 30% do impacto de performance nos resultados de busca orgânica.

Diante dessa realidade de desafios,balançada pela relação de resultado x dificuldade, o Link Building é a grande oportunidade para otimizar sites. 

  1. Escreva conteúdos de qualidade. Deixe que as sugestões de links surjam de maneira natural, pense em estratégias de conteúdo;
  2. Estratégias de Link Building baseadas em Consultoria SEO;

Ambas técnicas são aplicadas de modos diferentes. Na primeira, o foco é o conteúdo, ali, poucos recursos são exigidos e pode se adequar melhor em pequenos negócios, que estão em processo de consolidação na internet. Nesse caso, também é possível aliar outras práticas como solução, como o Dwell Time.

Por outro lado, as estratégias de Link Building devem estar sempre em observação. Na WebPeak, por meio da ferramenta de SEO voltada para construção de links, é possível ter melhor precisão para tomada de decisões. Além disso, a Consultoria SEO é ideal para otimizar tempo, competência e recursos e, assim, gerar resultados mais expressivos e escaláveis.

Importante: fazer link building sob orientação não tem nada a ver com disparar releases automáticos. O foco é desenvolver habilidades para os processos acontecerem de maneira orgânica. Por sinal, essa prática automática é considerada manipulação de algoritmo e também é proibida pelo Google.

Podemos concluir o seguinte, com o aumento das sugestões para troca de links, o Link Building é cada vez mais significativo para uma estratégia de SEO consistente. Porém, de nada adianta investir tempo (muito menos dinheiro) em práticas ilegais. Afinal, é um castelo de areia que pode desmoronar a qualquer momento. Algumas das consequências de más decisões podem causar punições e perda de clientes e receita.

Muito melhor ter segurança a partir de relatórios sobre a saúde de seu site, concorda?

Por isso que não cansamos de falar o quão importante é a otimização, cujo foco é muito mais a qualidade do que a quantidade. 

Se tratando de SEO, o melhor site é aquele que é desenvolvido com constância e paciência, só assim é possível chegar mais longe, segundo o próprio Google, viu?

Investir em SEO com a WebPeak: foco na experiência do usuário

SEO (otimização para sites) é a melhor alternativa de investimento para empresas que valorizam o bom desempenho na internet. E isso não é de hoje. Porém, agora, mais do que nunca, uma empresa que investe em SEO está olhando para o passado, presente e futuro. 

SEO reúne um conjunto de técnicas que são favoráveis para os usuários da internet. Tendo em vista que o Google tem bilhões de buscas realizadas diariamente, os negócios que ainda não reconhecem a importância de investir na otimização de sites podem estar perdendo tempo e dinheiro. As técnicas de SEO possibilitam que os usuários cheguem até o site almejado de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas, ou potencializando-as. Entre as principais técnicas utilizadas estão: criação de conteúdo, Link Building e experiência do usuário.

A melhor maneira de manter um negócio visível é através dos canais digitais (aliás, a pandemia mostrou como isso é verdade). Na internet, o maior patrimônio que uma empresa possui é o próprio site. Enquanto uma empresa está ativa, o site é o portal do sucesso. 

E é no Google que as pessoas irão procurar por alguma solução. Por mais que as mídias sociais sejam fundamentais para diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, afinal, as alternativas estão sempre se atualizando e/ou tendem a serem trocadas de tempos em tempos pelos usuários. E hoje, para ser competitivo, é preciso aliar as melhores práticas, não limitando-se a apenas uma. 

Além de unir todas as ferramentas de SEO em um único lugar, a WebPeak oferece suporte aos usuários da plataforma. Entre em contato, podemos agendar uma conversa, que tal? 




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