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Volatilidade na SERP: Melhore o posicionamento com SEO

O ano de 2020 foi o primeiro ano oficial da pandemia. Junto a ele, a volatilidade nos rankings do Google puderam ser identificados, somente confirmando uma alteração nos algoritmos que explicavam essas flutuações.
Volatilidade na SERP: Melhore o posicionamento com SEO
Escrito por
Victoria Ribeiro
Publicação
18/1/2024

O ano de 2020 foi o primeiro ano oficial da pandemia. Junto a ele, a volatilidade nos rankings do Google puderam ser identificados, somente confirmando uma alteração nos algoritmos que explicavam essas flutuações.

Como sempre é esperado, o Google lança algumas atualizações todos os anos.

Estes updates estavam abaixo da média de lançamento em 2020: apenas três atualizações. Sendo a última anunciada seis meses após sua antecessora.

Uma das hipóteses é que a pandemia do COVID-19 tenha afetado os esforços voltados à melhoria do algoritmo. Direcionado, assim,  mais energia para as mudanças focadas no combate à doença e ao apoio à população afetada pela crise econômica.

A criação de fundos de suporte ao pequeno comerciante e alterações nas ferramentas My Business e Google Maps, por exemplo,  ilustram essa iniciativa. 

Aqui vamos esclarecer o que significa SERP e como você pode melhorar o posicionamento nos resultados de busca com SEO.

O que é SERP? 

São muitas siglas que compõem as soluções na internet, SERP é uma delas. O termo técnico faz referência às páginas que exibem os resultados em uma busca. Carregam o nome de Search Engine Results Page, que traduzido para o português significa Página de Resultados de uma Busca. As SERPS variam conforme as palavras-chave e são compostas geralmente por resultados naturais que aparecem do lado esquerdo da busca. 

SERPs tem o título da página com link, duas linhas com uma descrição ou texto relacionado a palavra-chave e uma última linha com opções como cache da página, versão alternativa ou tradução. Elas podem tanto aparecer no lado direito como no topo com cor diferente dos links patrocinados. Algumas outras extras aparecem como sugestões de pesquisa, imagens ou até cotações de ações ou mapas de endereço.

Por pura convenção, a SERP é formada por 10 resultados e cada resultado possui um snippet, ou seja, um resumo da página com título, link e uma pequena descrição do conteúdo. Em certos casos, sites links também são incluídos no snippet, quando o Google considera o site como mais relevante. 

Veja o exemplo abaixo:

volatilidade-na-serp-passo-a-passo-para-melhorar-o-posicionamento-com-seo

Como melhorar o posicionamento na SERP com SEO

Search Engine Optimization (SEO), que em português significa Otimização de Sites, faz referência a otimização de conteúdo para que ele apareça mais facilmente nas buscas feitas por usuários. Quando você utiliza esse recurso de forma correta, seu site aparece com maior facilidade para quem interessa: o possível cliente.

Porém, simultaneamente, é importante que você busque práticas otimizadas. Com seus competidores querendo posições nos buscadores, seu blog deve estar preparado para consolidar um ótimo efeito.

Quando o SEO é realizado corretamente, o resultado é um fluxo maior de pessoas em seu site. 

Lembre-se: tão importante quanto chamar o usuário para o seu blog é garantir que ele esteja interessado no que você tem a oferecer.

O tráfego qualificado é desenhado pelos usuários que já possuem algum conhecimento sobre o que o seu negócio aborda. Diante disso, estão mais próximos de se tornarem clientes.

Com o SEO bem-feito, é possível conquistar exatamente seu público-alvo. Ao aparecer em posições elevadas em resultados de pesquisas específicas, o seu site se torna a resposta para a dúvida do usuário.

O SEO é responsável por fazer a ponte entre seu público e seu negócio. Ele ajuda a aumentar a exposição dos conteúdos, ampliando as chances de que eles recebam visitas. O seu foco deve ser causar uma boa experiência ao usuário. Por isso, há técnicas perfeitas para o sucesso: 

Otimize as URL's

A URL ou endereço de uma página é um elemento importante tanto para o buscador quanto para o usuário. A URL traz uma ideia do que existe naquela página e antecipa o assunto antes mesmo que a visita seja realizada, garantindo melhor experiência para o visitante. 

Para entender melhor, considere essas 2 URL's:

  • www.webpeak.com.br/blog/?p=561333
  • www.webpeak.com.br/blog/seo-tutorial

Qual das 2 é mais fácil de ler e de prever o conteúdo existente? Ou seja, qual das duas causa uma melhor impressão ao usuário? 

A sua resposta, certamente, foi a 2ª. Diante disso, você consegue visualizar a importância de realizar a otimização.

O indicado é que ela conte com a palavra-chave, que vai ajudar no ranqueamento e na compreensão. Ao mesmo tempo, o ideal é deixá-la o mais curta possível. Para isso, evite palavras e elementos de ligação e tente concentrar o assunto na menor estrutura viável. Você irá criar URLs otimizadas tanto para o usuário quanto para os algoritmos dos mecanismos de busca.

Escolha as palavras-chave ideais 

As palavras-chave estão entre os pontos essenciais de um SEO otimizado. Como são os menores elementos que definem um assunto, elas são utilizadas nas buscas por usuários, e certamente você já fez isso. 

Alguém que deseja adquirir uma nova bolsa para usar, por exemplo, provavelmente buscará por “comprar bolsa vermelha”.

Agora vamos pensar em um negócio que oferece um artigo bem ranqueado com a palavra-chave “onde comprar bolsa vermelha”. Possivelmente, ele receberá a atenção de boa parte dos usuários que fazem a pesquisa, logo, irá ganhar visita e muito provavelmente terá sucesso na venda. 

Para obter bons resultados, as palavras-chave precisam ser encontrados corretamente, como com ajuda de ferramentas específicas. Em vez de priorizar as muito curtas e genéricas (chamadas de short tail keywords), dê preferência para as conhecidas como cauda longa (long tail keywords).Essas, normalmente, contêm mais de 3 palavras e trazem uma abordagem profunda sobre o tema.

Por outro lado, isso diminui o volume de pesquisas, é uma forma de aumentar o tráfego qualificado e as chances de conversão. 

Utilize as palavras-chave nos conteúdos publicados

Preste atenção, não adianta selecionar os assuntos corretamente se eles não forem aproveitados de modo adequado.

Para isso, é fundamental usar as palavras-chave nos conteúdos que você publicar — especificamente, as postagens do blog.  

É uma convenção utilizar a palavra-chave selecionada, pelo menos, na introdução, na conclusão e 1 vez durante o conteúdo. Porém, balanceie essa estratégia de acordo com o tamanho do seu conteúdo. Se possível, aplicá-la em um dos intertítulos aumenta a relevância do conteúdo, especialmente se for no 1º.

Cuidado: Utilize a palavra-chave em excesso (o chamado keyword stuffing). Simplesmente acrescentá-la para aumentar a sua densidade é uma prática ruim e que o Google irá penalizar.

Ao invés disso, dê preferência para acrescentar sinônimos e variações relevantes do tema. Como os mecanismos têm se tornado cada vez mais semânticos, a sua produção ganhará relevância e terá destaque.

Retire conteúdos duplicados

Se tratando das penalidades do Google, o plágio é um dos maiores problemas quando se fala em SEO. Se o mecanismo de busca interpretar que um conteúdo é a cópia de outro mais antigo, dará uma punição de não indexação.

O grande desafio é que pode acontecer uma situação de autoplágio. Inúmeros endereços do seu blog podem direcionar para uma mesma página, dando a ideia de que são conteúdos diversos.

Nesse caso, o algoritmo irá entender que são conteúdos que deveriam ser diferentes e irá identificar o conteúdo duplicado. Para evitar a penalização, você deve retirar os conteúdos, o que pode ser feito por meio das tags canônicas.

Utilizar este atributo permite que você aponte para o buscador qual é a página principal a ser indexada. Dessa forma, ele irá desconsiderar as demais, evitando a duplicação e as punições decorrentes. É vantajoso utilizar estratégias como tags nofollow, que vão apontar que o algoritmo não deve seguir um determinado link.

Adapte para o ambiente mobile

Mais do que nunca os consumidores estão no ambiente online. Com a pandemia, o crescimento foi ainda mais intenso. Se antes as expectativas eram de crescimento, agora isso já é uma realidade.  

Ou seja, o mobile está cada vez mais presente e que ele ajudará, progressivamente, os compradores a encontrarem aquilo que precisam.

Sabendo disso, o Google passou a priorizar os sites que possuem uma versão mobile ou responsiva. Seu site precisa de um design capaz de se adaptar a qualquer tela.

Mas vá além, como é 108% mais difícil ler um conteúdo estando via mobile, deve-se priorizar a escaneabilidade. Frases e parágrafos curtos, espaços em branco e imagens vêm como favorecimento ao fácil acesso à informação. Esses aspectos contribuem para uma experiência de usuário otimizada, levando a um melhor resultado de SEO.

Tenha uma estratégia de link building

Para determinar se o seu site é responsivo e que atende aos interesses de quem pesquisa, o algoritmo considera inúmeros fatores. Entre eles estão a confiabilidade do conteúdo e o tempo de permanência do visitante no site.

Esses pontos destacados são muito favorecidos por uma boa estratégia de link building, ou seja, acrescentar links ao conteúdo.

Ao fazer referências de páginas externas de qualidade e autoridade, o buscador compreende que você está oferecendo informação útil para os usuários. Por outro lado, ao fazer link building internamente de forma adequada, é provável que as pessoas passem mais tempo consumindo outros conteúdos.

Com isso, o algoritmo entende que a sua página tem qualidade e oferece posições melhoradas.

Dica: Para ter melhores resultados, não desconsidere o poder do guest post. Com bons parceiros, é possível aumentar o alcance de público e conseguir links de um domínio com boa reputação. Dessa forma, o algoritmo lê o seu site de uma forma otimizada, o que leva a um melhor resultado de ranqueamento.

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Helder Santos

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