É comum que novos endereços IP, em especial os que são utilizados para enviar e-mails em massa, sejam tratados em um primeiro momento como suspeitos pelos filtros de spam. Isso significa que a sua mensagem não será transmitida da forma que gostaria, sendo enviada diretamente para a caixa de spam ou seja considerada malware.
Esse não é o resultado que você quer para a sua empresa, correto? Então, o procedimento recomendado é o aquecimento de IP, isto é, estabelecer uma reputação de envio positiva com os provedores de serviços de caixa de correio (MBPs).
Entenda melhor sobre o tema a seguir e saiba qual a importância dessa prática!
O processo de aquecimento de IP é, em resumo, um método gradual de aumento do número e da frequência de e-mails enviados de um endereço específico. Esse procedimento é importante por diversas razões, mas principalmente pelo fato de que o envio em massa por parte de novos endereços IP pode prejudicar a construção de uma reputação positiva com os provedores de e-mail.
Na prática, funciona assim:
Má reputação = spam ou bloqueio
Boa reputação = caixa de entrada
Inicialmente, os provedores veem como suspeitos os e-mails recebidos de endereços IP sem histórico até que ele estabeleça uma reputação de envio positiva. Sendo assim, alcançar a capacidade de entrega máxima pode levar semanas, o que varia de acordo com o volume e participação almejados.
E esse processo pode demorar mais ainda se os provedores perceberem que o e-mail do novo domínio não é "desejado" pelo destinatário, o tamanho da sua lista e o engajamento do assinante.
Inclusive, é interessante destacar que certos provedores de caixa de correio definem limites de mensagens entregues por dia até que eles tenham uma reputação consolidada. É neste ponto que entra a importância do aquecimento de IP.
Se seus e-mails caírem em armadilhas de spam ou contiverem URLs na lista negra ou URLs de domínios na lista negra, seu domínio ganhará uma reputação negativa. Nessas situações, você precisa pausar o processo de aquecimento, identificar o problema e tomar medidas corretivas. O indicado é que você espere para retomar o processo de aquecimento até que o problema seja resolvido.
Esse processo varia de acordo com o objetivo e a demanda de cada empresa. Mas, no geral, para fazer o aquecimento de IP, é importante seguir alguns passos, como:
O primeiro passo é ter uma lista de e-mails, mas garantindo que ela esteja limpa e atualizada. Em outras palavras, remova os e-mails inválidos, cancelamentos de assinatura e endereços inativos. Além disso, limite o número de e-mails enviados neste momento inicial, escolhendo um pequeno segmento de assinantes ou os mais ativos.
A estratégia deve ser constante para que os provedores de e-mail avaliem a reputação positivamente. O objetivo é acumular aproximadamente 30 dias de histórico de envio e dados para que os MBPs se familiarizem com e-mails vindos do seu novo endereço IP. Caso contrário, o IP desaquece e você tem que reiniciar o processo.
Garanta que o conteúdo do e-mail seja de alta qualidade, evitando também usar palavras e frases que são associadas a spam. Além disso, certifique-se de que o conteúdo seja personalizado e adaptado aos inscritos.
Nas primeiras semanas, você pode focar em enviar para seus assinantes mais ativos, ou seja, os que abriram os e-mails ou clicaram nos últimos 30 dias. Porém, o importante é que você divida envios grandes e sem tempo determinado em vários dias. Outra dica é migrar as campanhas transacionais de menor volume antes de mover programas de marketing maiores.
A reputação do IP é baseada em alguns fatores, como a quantidade de spam enviada, a taxa de rejeição e as reclamações dos destinatários. Esteja ciente de que se a reputação do IP cair, isso pode resultar em um declínio na entrega dos e-mails, e essa é a importância de monitorar o seu desempenho.
Veja uma tabela para ajudar a planejar seu volume de e-mails durante o aquecimento:
Siga essas orientações para aquecer seu novo endereço IP e obtenha sucesso no seu planejamento de marketing. Com esse processo, você evita ter uma entrega abaixo do ideal e problemas, como adiamentos, posicionamento em pastas em massa ou bloqueio de suas mensagens de e-mail.
Porém, é importante lembrar que aquecer um domínio de remetente não é algo que pode ser feito em alguns dias. É um processo que geralmente requer algumas semanas. A melhor maneira de aquecer um domínio é adotando práticas higiênicas de envio de e-mail e aumentando gradualmente seu volume de e-mail.
Sem o aquecimento de IP, os provedores de caixa de correio veem picos de volume que podem ser prejudiciais nessa fase inicial – crucial para a construção da sua reputação. Por outro lado, ao aquecer o IP, essa prática será vista como um crescimento gradual e orgânico do volume.
Além disso, pulando a etapa de aquecimento, o endereço será visto como remetente desconhecido, prejudicando as entregas e os resultados do seu negócio. Portanto, aquecer o IP promove uma boa reputação com o tempo.
Por fim, os bloqueios, filtragem e limitações de taxa são comuns em endereços que não aquecem. Já com o aquecimento, essas situações só ocorrem quando as taxas de participação são baixas e as taxas de reclamação altas.
Nesse sentido, vemos que, ao construir uma reputação positiva com os provedores de e-mail, você aumenta as chances de ter suas mensagens entregues na caixa de entrada de destinatários – o que aumenta a probabilidade de sucesso das suas campanhas de e-mail marketing.
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