A pesquisa de NPS é usada por empresas ao redor do mundo para medir o cliente: a fidelidade, identificar oportunidades de crescimento orgânico, aumentar a retenção e evitar a rotatividade.
Medir a fidelidade pode ser feito com uma pergunta simples:
Qual a probabilidade de você recomendar uma empresa, produto ou serviço a amigos e familiares?
Esta pesquisa simples é conhecida como sistema Net Promoter Score (NPS).
A metodologia da pesquisa pode ser simples na teoria, mas conduzir pesquisas de mercado, analisar dados de clientes e implementar o feedback dos clientes pode ser mais difícil na prática.
Desde a criação e o envio de pesquisas online até a análise de pontuações, a pesquisa de NPS ajuda você a controlar a satisfação do cliente. Mas como encontrar a melhor solução para o seu negócio?
Neste artigo, você aprenderá tudo o que precisa saber. Conheça também a Zoho Survey para cumprir com essa tarefa.
Siga o raciocínio!
O Net Promoter Score (NPS) é um método padronizado de centralidade no cliente para medir continuamente satisfação e melhorá-la adequadamente. Através de formulários, as respostas são medidas de acordo com a disposição de recomendar em uma escala de 0 (muito improvável) a 10 (muito provável).
A pergunta de classificação do NPS geralmente é seguida por uma pergunta qualitativa que pede aos entrevistados que expliquem por que deram aquela classificação.
Ela se baseia em uma única pergunta: "Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou colega?"
As respostas à pesquisa podem ser divididas em três categorias: apoiadores, passivos e críticos.
A pontuação geral da pesquisa de NPS é calculada subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores e é dada como um número entre -100 e +100.
Com base nas respostas, os clientes são classificados em três grupos:
O cálculo do Net Promoter Score é feito subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores. O resultado pode variar de -100 a 100, sendo que pontuações acima de 30 já são consideradas boas.
A pesquisa de NPS vai muito além de apenas perguntar se o cliente está satisfeito. Afinal, existem benefícios estratégicos para qualquer negócio. Com os feedbacks de pessoas que experimentam o seu serviço ou produto, é possível identificar falhas nos processos e aprimorar a experiência do usuário.
O acompanhamento contínuo do NPS também ajuda a medir a lealdade dos clientes, antecipar possíveis quedas na satisfação e agir antes que eles desistam da empresa.
Além disso, resolver problemas apontados pelos consumidores aumenta a retenção e reduz o churn. E você já sabe, marcas que priorizam o relacionamento com o público e escutam as necessidades saem na frente da concorrência.
Embora a pesquisa de NPS possa mostrar onde você está com seu público-alvo, ele é apenas o ponto de partida para aprimorar sua estratégia de Experiência do Cliente (CX).
Quando alinhado com outras métricas de CX, como retenção, histórico de compras repetidas e satisfação geral, você pode usar dados do NPS para desenvolver iniciativas para salvar os consumidores da rotatividade, aumentar as indicações de clientes e impulsionar seus lucros.
Clientes e investidores em potencial prestam atenção ao NPS porque ele fala muito sobre um negócio ou marca, muito além da probabilidade de referências. Empresas com altas pontuações tendem a crescer de forma orgânica, por recomendações espontâneas de clientes satisfeitos.
Além disso, a retenção aumenta, já que consumidores leais têm menos chances de migrar para a concorrência. Para além da métrica em si, a realização de pesquisas de NPS também dá a oportunidade de coletar feedback qualitativo dos clientes.
Os promotores compartilharão o que amam sobre o seu negócio, os passivos informarão o que poderia ser melhor e os detratores compartilharão pontos problemáticos. Identificar esses temas e tendências comuns deve ajudar a informar seus roteiros de CX e produtos.
A pesquisa de NPS não é apenas um número, mas um reflexo direto da satisfação e lealdade do cliente. Empresas que aplicam essa estratégia conseguem identificar pontos críticos, antecipar tendências e melhorar o atendimento com base em dados concretos.
Para coletar e analisar feedbacks com eficiência, o Zoho Survey coloca à sua disposição tudo o que é necessário para otimizar esse processo.
Com mais de 25 tipos de perguntas, lógica condicional, automação de envios e relatórios detalhados, a ferramenta permite criar pesquisas personalizadas para qualquer setor — varejo, saúde, educação, eventos, etc.
Além disso, a integração com Zoho CRM e outras plataformas facilita a análise de dados, é ideal para empresas modernas, que precisam tomar decisões rápidas e bem sucedidas, com base em dados.
Aqui vai uma última recomendação. Conte com a WebPeak Consultoria, Zoho Premium Partner, para ter um suporte durante a implementação deste software, treinamento de sua equipe, e muito mais.
Tenha acesso a soluções que vão te posicionar à frente da concorrência, fale conosco.