A integração dos setores de tecnologia com o marketing, chamada de martech, já se tornou indispensável para empresas que buscam não só acompanhar as tendências, mas também inovar no mercado brasileiro.
Com a transformação digital e o aumento da competitividade, as ferramentas utilizadas no martech ganharam força e se tornaram uma estratégia fundamental para otimizar campanhas, analisar dados e fortalecer o relacionamento com o público.
Um estudo lançado recentemente, trouxe dados sobre as percepções das empresas e informações valiosas sobre como os negócios estão olhando para os novos recursos de marketing e aplicando-os em seu dia a dia.
“Como a nova tecnologia pode transformar o mercado digital no Brasil?” Essa é uma das perguntas que pairam sobre a mente daqueles que querem fazer a diferença. E vamos te contar tudo o que descobrimos sobre o assunto. Confira!
A integração das martechs nas atividades de marketing é uma tendência cada vez mais presente entre as empresas, e é fácil perceber isso: atualmente, o marketing respira tecnologia, é fato.
De acordo com um estudo feito pela Zoho com 235 profissionais, para a maioria das empresas, o foco tem sido encontrar ferramentas que realmente facilitem o dia a dia da equipe de marketing. Tanto que 75,8% das empresas estão sempre em busca de novas soluções para tornar o trabalho mais eficiente, impulsionar campanhas e manter uma presença competitiva no mercado.
Essa forte adesão às martechs reflete uma mudança de mentalidade, na qual a tecnologia já é vista como uma verdadeira aliada para organizar dados, automatizar tarefas e fortalecer a atuação digital de forma mais fluida e integrada.
Seja para fortalecer a relação com os clientes, criar insights para novos conteúdos e analisar dados em tempo real, aquele que não utiliza o martech fica para trás. E, cá para nós, num mercado cada vez mais competitivo, essa é a última coisa que os negócios desejam, não é mesmo? É por isso que o futuro para esse mercado é um tanto promissor.
A resposta é: sim, as martechs já fazem parte do orçamento de muitas empresas modernas, mas não é para menos.
De acordo com o estudo da Zoho, 98,7% das empresas já integram algum nível de tecnologia em suas operações, e 31,3% do orçamento de marketing é destinado a esse setor.
O motivo? É bem simples: cada vez mais as empresas estão buscando o seu lugar ao sol, e a maioria já percebeu que a tecnologia é o combustível perfeito para isso. Apesar dos desafios enfrentados, como a integração a outras ferramentas, os resultados com a união de marketing e tecnologia são muito positivos.
O Google Analytics, por exemplo, é uma ferramenta que oferece dados em tempo real sobre o comportamento do público, o que facilita a análise de campanhas, estratégias de SEO e o entendimento sobre quais conteúdos geram mais engajamento.
Com visões detalhadas, profissionais de marketing podem ajustar suas ações e potencializar seus resultados, uma vez que aproveitam as mudanças constantes no mercado para tomar decisões rápidas e mais acertadas.
O Trello, em contrapartida, ganha destaque quando o assunto é organização de tarefas. As empresas podem concentrar toda a lista de “to do” por lá, validar novas pautas e/ou monitorar as atividades já feitas.
Baseado em um sistema de quadros (boards) e cartões (cards), o Trello permite organizar tarefas em listas que podem representar diferentes etapas de um processo, como “em andamento” e “concluído”. Cada cartão pode conter detalhes da tarefa, como descrições, checklists, prazos, anexos e comentários, além de poder ser atribuído a diferentes membros do time.
A verdade nua e crua é que a tecnologia trouxe agilidade e inteligência ao marketing e, por essa razão, transforma a maneira como as empresas planejam, executam e medem suas estratégias.
O uso de martechs está em alta no mercado brasileiro, com 98,7% das empresas já incorporando algum tipo de tecnologia nas suas estratégias, seja de forma parcial ou completa.
Esse cenário indica uma crescente conscientização sobre a importância da tecnologia para otimizar as atividades de marketing e aumentar os resultados. De fato, 57,4% das empresas classificam a integração de martechs como satisfatória, enquanto 41,2% ainda não atingiram uma implementação completa. Apenas uma pequena parcela, 1,3%, afirma não ter aderido a essa inovação de forma significativa.
Com base em dados, 75,8% das empresas estão sempre em busca de novas soluções tecnológicas para fortalecer o marketing. A evolução rápida da tecnologia exige que as empresas adotem uma postura proativa e integrem inovações que aumentem a eficiência operacional e mantenham sua competitividade.
Com o mercado em constante transformação, o martech permite que o mercado online acompanhe as mudanças e responda com agilidade e estratégias direcionadas ao cenário atual.
O futuro para quem investe em martech é promissor, mas começa hoje. O que você tem feito para se destacar no mercado e aumentar a produtividade do seu negócio? A sua empresa já investe em inovação ou está perdida com tantas informações e ferramentas?
Se está pensando em investir neste novo mercado, você pode contar com a Zoho, uma ferramenta que oferece uma suíte com diferentes aplicativos totalmente integrados, facilitando a vida de quem precisa observar mais informações de uma vez. Todos os seus relatórios, análises e percepções ficam em um lugar só, e você pode automatizar tarefas repetitivas, personalizar o atendimento aos clientes e economizar tempo.
Sua empresa cresce, e a suíte vai crescendo junto. A plataforma é escalável e você pode adicionar novos funcionários e funcionalidades conforme as suas preferências. Tudo isso com segurança e praticidade!
Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudar a sua empresa!