5.11.24

O que é martech?

Está pensando em integrar o martech em sua empresa? Entenda o conceito e descubra se a estratégia realmente vale a pena!

Martech é um conceito relativamente novo, que surgiu da combinação de dois termos amplamente conhecidos e utilizados no mundo dos negócios, que une marketing à tecnologia. 

Com o avanço das tecnologias e a necessidade de maior eficiência nas estratégias de comunicação, ele surgiu com o intuito de transformar a maneira como as empresas estruturam e otimizam seus processos internos e de gestão. 

Você já se perguntou o que está por trás desse termo? Essa definição pode revelar como a nova estratégia está moldando o futuro das técnicas digitais e oferecendo novas oportunidades para negócios de todos os tamanhos.

Quer saber mais sobre o assunto? Está no lugar certo! A seguir, vamos explicar tudo o que você precisa saber e revelar se o martech pode ou não estar ligado ao futuro do marketing nas empresas. Confira!

Entenda o conceito de martech 

O conceito de martech surge da união dos termos em inglês "marketing" e "technology". 

Esse termo vai além do uso de ferramentas, pois envolve a adoção de uma cultura onde o marketing utiliza recursos tecnológicos para gerenciar dados, automatizar processos e oferecer uma experiência mais personalizada ao cliente. 

Em palavras mais assertivas, é o conceito que integra os setores de marketing e tecnologia; uma união que permite ao marketing operar com autonomia e utilizar recursos tecnológicos, mas sem depender do time de TI. 

Antes do surgimento do martech, o marketing era muito mais manual e dependia de meios tradicionais, como anúncios impressos, rádio e televisão. Lembra? As campanhas eram mais generalizadas, com pouca segmentação ou personalização,  e a análise de resultados também era limitada, uma vez que se baseava em pesquisas de mercado e dados retrospectivos, o que tornava o processo mais lento e menos preciso.

Hoje, com as novas tecnologias, o marketing se tornou muito mais ágil e estratégico. Ferramentas de automação e análise de dados permitem campanhas altamente personalizadas e direcionadas, adaptadas ao comportamento e as preferências individuais dos consumidores. 

A capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados mudou a maneira como as empresas se conectam com seu público. Isso, sem dúvidas, pode trazer resultados melhores, já que colabora com o aumento das vendas e oferece uma experiência mais personalizada para o cliente. 

Ao automatizar certas tarefas, como o envio de e-mails ou a gestão de redes sociais, as empresas conseguem ser mais eficientes e focar no que realmente importa: entender o consumidor e alcançar seus objetivos de negócio.

Martech é o futuro do marketing nos negócios?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Zoho com 235 profissionais, foi possível entender melhor como o martech está sendo aplicado nos processos internos das empresas e avaliar se ele é uma estratégia promissora para o futuro do marketing. 

Para fins de esclarecer, a pesquisa contou com a participação de empresas de diversos setores, com destaque para tecnologia/SaaS (24,3%), agências/consultorias (23%) e varejo/e-commerce (14%).

Alguns dos principais dados da pesquisa revelam que 31,3% do orçamento de marketing das empresas, em média, já é investido em martech, e 42,6% dos respondentes pretendem aumentar esses investimentos. 

Além disso, 98,7% das empresas já utilizam martech de alguma forma em suas atividades de marketing, refletindo uma crescente conscientização sobre a importância da tecnologia para otimizar processos e impulsionar resultados.

No entanto, a pesquisa também destacou alguns desafios, como a falta de integração entre as ferramentas de martech, o que impede muitas empresas de explorarem todo o potencial dessas soluções. 

Ainda assim, 57,4% das empresas consideram o uso de martech satisfatório, enquanto 41,2% indicam que ainda estão em processo de integração mais completa.

O futuro do martech parece promissor, com mais da metade das empresas (55,3%) planejando incorporar novas soluções de marketing nos próximos 12 meses e 41,7% interessadas em expandir o conjunto de ferramentas já utilizadas. 

Esses dados sugerem que o martech não só está moldando o presente do marketing, mas também promete ser uma estratégia eficaz para o futuro das empresas. Mas e você? Já tem incorporado as ferramentas de marketing e tecnologia no seu negócio?

Quais são as ferramentas de martechs mais utilizadas?

Atualmente, as ferramentas de martech mais utilizadas estão concentradas em categorias. 

É unânime entre 61,7% dos entrevistados que o ChatGPT seja uma das ferramentas favoritas das empresas, seguido do Gemini (13,8%) e do Copilot (8%). Entre as plataformas utilizadas para a criação de imagens, estão: Leonard, Canva e MidJourney, somando 10,8%.

Para a gestão de tarefas, o Trello foi a ferramenta mais lembrada pelos entrevistados, com 28,7% de menções, enquanto Notion (12%) e ClickUp (10,8%) seguiram o líder no ranking. Cada uma dessas plataformas atendem a necessidades específicas das empresas.

Para empresas que investem em otimização, o SEMrush ganhou seu devido destaque, liderando o topo do ranking com mais de 38% do favoritismo. A plataforma mais utilizada foi seguida, respectivamente, pelo Google Search Console (13,3%) e Ubersuggest (11,7%). 

Outras ferramentas conhecidas no mercado, como WordPress, Google Analytics e PageSpeed, também foram mencionadas, com uma porcentagem de 1,1%, 4,4%, 1,7%, respectivamente. 

Quando o assunto é a análise de dados, o Google Analytics está em primeiro lugar, destacando-se entre as demais ferramentas com 28,9%, seguido do Power BI (18,9%) e Looker Studio (17,0%). A Zoho, responsável pela pesquisa, também foi citada, alcançando 6,3% das opiniões. É interessante observar que os entrevistados também indicaram o ChatGPT para essa categoria. 

O comércio eletrônico é um dos setores mais propícios para aproveitar o sucesso martech, e quem mais se destacou entre as ferramentas de e-commerce foi a VTEX, com menções de 24,1%. Tray com 13,9% alcançou o segundo lugar da lista, enquanto Shopify (8,9%) e Amazon (8,9%) estiveram no terceiro e quarto lugar, respectivamente. 

E, por fim, na categoria “redes sociais”, mLabs é a ferramenta de gestão mais utilizada, liderando com 29,4% de favoritismo. Em seguida, as ferramentas da empresa liderada por Mark Zuckerberg, como Instagram, Meta (anteriormente Facebook) e Facebook, também tiveram uma participação impactante na pesquisa, com 15,7%, 10,8% e 7,8%, respectivamente.

E você? Qual dessas ferramentas já implementou ou pensa em implementar no seu negócio? Lembre-se de que para facilitar o processo e otimizar os resultados, você pode contar com a WebPeak, uma empresa de marketing e tecnologia especialista em SEO. 

Graças à nossa parceria com a Zoho, você pode integrar as ferramentas martech mais importantes de uma só vez, como relacionamento e atendimento, que podem melhorar e otimizar as suas estratégias de marketing.

É certo que as coisas evoluem e mudam conforme o tempo, e o nosso papel é aproveitar as mudanças para evoluirmos juntos. Afinal, se você quer ter bons resultados na sua empresa, precisa utilizar as ferramentas certas. E quem melhor do que a gente para ajudar nessa missão? 

Entre em contato conosco, conheça os planos e serviços da WebPeak e descubra qual deles faz mais sentido para você e para o objetivo do seu negócio! 

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