O gerenciamento de identidade e acesso (IAM) é um recurso precioso para as empresas no momento de verificar quem é usuário e o que ele está permitido para fazer.
Na prática, o IAM é uma forma de gerenciar identidades digitais e os privilégios associados a cada usuário. Estamos lidando aqui com um termo "guarda-chuva", ou seja, ele inclui vários produtos diferentes, porém, todos com a mesma função básica.
Dentro de uma empresa, essa ferramenta de gestão pode ser um único produto ou uma combinação de processos, software, serviços de nuvem e hardware. Mas, de maneira geral, o seu objetivo é proporcionar aos administradores visibilidade e controle dos dados dos usuários.
Entenda melhor sobre o tema!
Inicialmente, é importante esclarecer que a identidade de uma pessoa não pode ser carregada e armazenada em um computador. Logo, "identidade" na computação significa um conjunto de propriedades que podem ser medidas e registradas digitalmente.
Para verificar essa identidade, um sistema avaliará o usuário quanto às suas características específicas. Essas características também são chamadas de "fatores de autenticação", uma vez que elas auxiliam na confirmação do usuário. Diante da correspondência das informações, a identidade é confirmada.
No geral, os três fatores de autenticação mais utilizados são:
Nesse sentido, o gerenciamento de identidade e acesso é o processo de controlar e rastrear o acesso (isto é, quais dados um usuário pode visualizar e quais ações pode executar após o seu login).
Sendo assim, cada usuário terá privilégios diferentes dentro do sistema, com base em suas necessidades ou posições hierárquicas da empresa.
Na computação em nuvem, os dados são armazenados remotamente e acessados pela internet. Já que os usuários se conectam à internet a partir de qualquer local e dispositivo, a maioria dos serviços de nuvem independe de dispositivo e local específicos.
Hoje em dia, os usuários não precisam estar no escritório ou em um dispositivo da empresa para acessar a nuvem. Como resultado desse avanço, a identidade se torna o fator mais importante para ter controle do acesso.
Nesse contexto, o Gerenciamento de Identidade e Acesso pode ser visto como uma prática de segurança cibernética cujo papel é garantir que apenas pessoas autorizadas possam acessar os dados e recursos de uma organização na computação em nuvem.
Podemos afirmar, então, que o IAM é um controle básico de segurança na nuvem que autentica usuários e regula o acesso a sistemas, redes e dados. Assim, ele permite que os administradores de TI restrinjam o acesso quando for conveniente, garantindo a proteção dos ativos e informações da empresa.
Essa ferramenta ajuda a prevenir ataques baseados em identidade e violações de dados, reduzindo o risco de acessos não autorizados.
Algumas das práticas de gerenciamento de acesso e autenticação que pode adotar na sua empresa são a criação de perfis/usuários individuais, senhas fortes, usar mais de um fator de autenticação e revisar os privilégios de usuários com uma certa frequência.
Ficou interessado em agregar mais segurança à sua empresa? Então, autentique seus funcionários, autorize-os a acessar aplicativos e dispositivos em nuvem e gerencie suas interações com o Zoho Directory.
Veja algumas das principais funções e diferenciais do Zoho Directory:
E a melhor parte: você pode fazer um teste gratuito de 45 dias, além de contar com planos acessíveis de até R$ 43,89/mensal por usuário.
Saiba mais sobre o Zoho Directory: entre em contato com a WebPeak e obtenha a solução certa para o seu negócio!